Como conseguir o divórcio na justiça

Se o casal não concorda quanto a separação.

Se uma das partes não deseja o fim do casamento ou não concorda com questões como partilha de bens ou guarda dos filhos é preciso que se entrar com processo de divórcio litigioso, nesse caso preciso que cada um contrate seu advogado e o tempo de duração do processo é indeterminado. 

No caso de discussões sobre quem fica com os filhos, o juiz é quem decide quem tem a melhor condição  de cuidar das crianças, não apenas financeiramente mas em questão de tempo e estrutura psicológica e familiar.

Se o problema é a partilha dos bens, também cabe ao juiz decidir qual a divisão mias justa a seguir.
Pensão alimentícia.
Quando se tem filhos menores ou que por algum motivo são incapazes de obter o próprio sustento é dever da família garantir o sustento a educação e o acesso a saúde. 

Na maioria das vezes o valor é estipulado em 1/3 da renda  bruta do pai (ou da mãe caso a guarda seja dada ao pai) até a maioridade dos filhos. No entanto se os filhos optarem por continuar os estudos cursando universidade, é dever da família manter a pensão alimentícia até os 24 anos dos mesmos.


alianças


Existem vezes que os antigos companheiros também tem direito a requerer pensão alimentícia. quando uma das partes não tem condições de manter seu sustento ou padrão de vida com o seu próprio trabalho. 

No caso de pessoas jovens que foram impossibilitadas de trabalhar durante a relação e que tenham plena capacidade de retornarem ao mercado de trabalho é estipulado uma pensão temporária que pode durar de 1 a 3 anos ou o tempo que a pessoa levar para se estabilizar por conta própria.

Já no caso de pessoas com mais idade, sem possibilidade de voltarem ao mercado de trabalho a pensão é vitalicia só sendo revogada no caso de um novo casamento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como Financiar carro com nome sujo

Como alterar dados no CPF

Modelo de contrato de locação