Como participar do PROUNI
Para muitos jovens de baixa renda o sonho de estudar numa boa universidade parecia impossível, mas o PRO UNI programa universidade para todos possibilita a muitos jovens a ganhar bolsas integrais e parciais em universidades privadas.
Quem pode participar do Prouni:
Para participar do PROUNI o candidato deve ter estudado em escola publica todo o ensino médio ou em escola particular com bolsa integral.
Também é preciso que tenha renda familiar per capta de até 1 salario minimo e meio para concorrer a bolsa integral ou até 3 salários mínimos para concorrer a bolsa parcial.
Ter feito alguma prova do ENEM após 2010 e que não tenha marcado o exame como utilização para conclusão do ensino médio.
Como usar o Enem para estudar em universidade publica
A nota minima para se candidatar ao PROUNI é de 450 no ENEM, que é obtida somando a nota de todas as 5 provas e dividindo por 5 sendo a nota máxima de 1000. o candidato também precisa ter nota superior a 0 na redação.
Pessoas com deficiência e professores da rede publica que concorrerem a vagas em licenciatura também podem participar do PROUNI, esses sem necessidade de comprovar renda.
Ao se inscrever no PROUNI o candidato deverá verificar quais as universidades integram o programa pois nem todas integram.
As inscrições devem ser feitas no inicio do ano através do endereço:
http://siteprouni.mec.gov.br/
Ao acessar o site, preencha o cadastro, informando algumas coisas básicas como numero do CPF e RG, Nome completo, Filiação e data de nascimento.
Com Essas informações, o sistema procura automaticamente seu cadastro no ENEM, em seguida pedira o cadastro de uma senha e de um e-mail valido, para onde será enviado o link de validação do cadastro. Neste e-mail você também poderá recuperar sua senha se for necessário.
Escolher o curso e faculdade:
Após a ativação do cadastro, você poderá escolher o curso e instituição para o qual deseja concorrer, é importante marcar uma primeira e uma segunda opção que podem ser inclusive em modalidades ( integral ou 50%) universidades e cursos diferentes.
A nota de corte para cada curso sai no final de cada dia, possibilitando ao candidato trocar de curso se ficar próximo da nota de corte.
Durante o período de seleção é possivel trocar as opções de curso e instituição quantas vezes forem necessárias.
Também, através deste endereço você pode checar quais faculdades fazem parte do programa e esclarecer suas duvidas.
Matricula na faculdade
É importante acompanhar dia a dia dos resultados.
Caso seja selecionado para a vaga concorrida, você terá cerca de uma semana para comprovar as informações que prestou com documentos. Aconselhamos a procurar a instituição de ensino no inicio do período de inscrição para que caso falte algum documento, você tenha tempo para consegui-lo antes do prazo e não perca sua vaga.
Documentos exigidos:
- Você deve comparecer a instituição de ensino com cópias simples e originais de seus RG e CPF.
- Comprovante de residência ( contas de água, luz ou gás), contrato de aluguel ou declaração de endereço reconhecida em cartório.
- Se está trabalhando registrado, é preciso levar uma cópia simples da pagina de identificação do trabalhador e da pagina de seu atual registo na CTPS (na mesma folha se possivel), se não esta trabalhando, é necessário uma cópia simples da pagina onde consta sua demissão. Também é importante apresentar a CTPS original.
- Para comprovar a renda familiar é preciso levar cópias das paginas das carteiras de trabalho onde constam a identificação de cada trabalhador e das paginas com as admissões das pessoas de sua família com mais de 16 anos (que moram na mesma casa que você e componham sua renda familiar) assim como cópias das paginas onde constem as demissões dos que estiverem desempregados. Se puder, apresente os documentos originais.
- Se houverem maiores de 16 anos em sua família que não trabalham, pode ser exigido uma declaração assinada e reconhecida em cartório de que esta pessoa não possui renda. A mesma coisa é valida para as pessoas que trabalham por conta própria.
- Podem ser necessários as declarações de imposto de renda ou de isenção do candidato e familiares, é possivel conseguir no site da receita federal.
- O histórico do ensino médio do candidato também é exigido, se este ainda não estiver pronto, uma declaração da escola onde estudou ou outro documento que o valha.
- É bom levar o cartão de inscrição do Enem pois ele contém seu numero, que pode facilitar a matricula na universidade.
A instituição de ensino pode exigir outros documentos caso necessário.