Como pedir revisão de aposentadoria
Muitos aposentados não conseguem viver bem ou estão insatisfeitos com o salario recebido de aposentadoria, alguns desses aposentados tem direito de pedir a revisão da aposentadoria.
Acontece que a forma de calcular o beneficio dos aposentados mudou diversas vezes ao longo dos ano, o que acabou por gerar diversos erros de calculo que podem ter prejudicado muitos aposentados que agora tem direito de pedir revisão do beneficio de aposentadoria.
Leia também:
Acontece que a forma de calcular o beneficio dos aposentados mudou diversas vezes ao longo dos ano, o que acabou por gerar diversos erros de calculo que podem ter prejudicado muitos aposentados que agora tem direito de pedir revisão do beneficio de aposentadoria.
Leia também:
Aposentadoria para dona de casa
- Como é o caso de quem recebe auxilio doença ou aposentadoria por invalidez e pediu o beneficio entre 6 de outubro de 2000 á agosto de 2009, já que nesse período a aposentadoria ou beneficio foi calculado usando a média de todos os salários, quando o correto seria usar como média 80% dos salários maiores. Mas o beneficiário tem 10 anos para entrar com o pedido de revisão a partir da data de concessão do beneficio.
- Também se enquadram no perfil de quem tem direito a revisão de aposentadoria quem contribuiu com o teto máximo salarial e hoje , após se aposentar recebe um valor menor.
- Aqueles que tiveram o beneficio concedido entre fevereiro de 1994 e março de 1997 tem direito a pedir o reajuste da aposentadoria pois nesta época o INSS utilizou o índice de reajuste do salario minimo para calcular a contribuição de quem estava para se aposentar, esse índice foi convertido em URV ( unidade real de valor) e essa forma de calcular acabou gerando um bom prejuízo ao aposentado pois em fevereiro de 1994 o índice de reajuste do salario minimo era de 39,67%, muito acima do mês anterior
- Pessoas que se aposentaram de 17 de junho de 1977 a 4 de outubro de 1988 tem direito a revisão de aposentadoria porque a previdência social deixou de aplicar as Obrigações reajustáveis do tesouro nacional nas correções das aposentadorias deste período, como esta previsto em lei.
- Quem entrou na justiça para reivindicar direitos trabalhistas de empregos que tiveram depois de se aposentar , que tem a receber horas extras, comissões ou outros direitos também pode pedir revisão de aposentadoria e pois tem garantia do calculo de sua contribuição previdenciária ser em cima deste valor.
- Aposentados por invalidez ou quem recebe auxilio doença pode converter o beneficio em aposentadoria por idade, já que o tempo em que se pega auxilio doença ou aposentadoria por invalidez conta como tempo de contribuição e garante que o beneficio se torne em aposentadoria sem reversão, neste caso qualquer um que receba auxilo doença ou aposentadoria por invalidez e tenha mais de 60 anos no caso de mulheres ou 65 para homens podem pedir para converter o beneficio em aposentadoria, que somando o tempo de serviço com a idade do beneficiaria pode garantir uma aposentadoria bem melhor que a atual.
- Por ultimo quem continuou trabalhando formalmente depois da aposentadoria pode pedir o cancelamento da aposentadoria atual, assim se entra com um novo pedido de aposentadoria que soma o tempo de contribuição antigo com o período em que o aposentado continuou a contribuir com o INSS, mas nesse caso lembre-se que você pode deixar de receber a aposentadoria até que o novo beneficio saia.
Para pedir a revisão da aposentadoria vá até a previdência social ou posto do INSS com seus documentos ( RG, CPF, comprovante de residência, carteira(s) de trabalho, documentos relativos a aposentadoria, guias do INSS e qualquer outro documento que comprove que você tem direito a revisão de aposentadoria, lá os atendentes irão te orientar da melhor forma possível, ou se preferir, leve os mesmos documento a uma agência da caixa econômica federal e peça orientação lá para saber quais os procedimentos para dar entrada na revisão da aposentadoria e saber se te direito ou não.