Cartão de crédito pré pago
Ter ou não um cartão de crédito pré pago ainda gera duvidas em muitas pessoas pois são uma modalidade bastante recente de utilização de um cartão.
Cartões de crédito pré pagos permitem que uma pessoa possa andar sem muito dinheiro em espécie, dando mais segurança a seu usuário, são tão práticos quanto um cartão de débito e aceitos em quase todos os estabelecimentos, permitem maior controle de gastos e não tem fatura mensal.
Cobranças
Apesar de tudo isso, não pode ser utilizado em compras parceladas.
Dependendo do cartão de crédito pré pago e de sua administradora, não existe limite máximo para recargas, ou período máximo de seu uso, por isso pode ser utilizado como poupança para emergências e como meio de guardar uma certa quantia de dinheiro para alcançar um objetivo.
Os cartões pré pagos não possuem anuidade, porém a maioria cobra uma pequena taxa de adesão e um valor reduzido para efetuar sua recarga, também pode haver cobrança de segunda via caso houver perda ou roubo do cartão.
A maior despesa destes cartões se encontra na possibilidade de saque, que deve ser utilizada apenas em emergências pois cobra uma taxa de aproximadamente R$ 10,00 que pode ser até mais alta.
Também pode ser utilizado em viagens, em alguns casos até mesmo para fora do país ( alguns bancos prestam o serviço de converter o crédito do cartão na moeda do pais onde estiver) pois assim se evita levar grandes somas em dinheiro ou ser pego desprevenido.
Alguns cartões tem limite mínimo e máximo para recargas, dependendo da operadora, outros possuem um limite mensal e outro anual.
Talvez a maior diferença entre cartões pré pagos e cartões de crédito, é que os cartões de crédito pré pagos podem ser adquiridos por pessoas que tem o "nome sujo", assim se por algum motivo você tem restrições no nome, também pode adquirir um cartão pré pago.
Suas vantagens são:
- Não necessitam de comprovação de renda.
- Não consulta CPF.
- Pode ser adquirido por quem tem restrição no nome.
- Pode ser usado para pagamento de despesas fixas, como pensão alimentícia (o próprio boleto de recarga serve como comprovante de deposito) Mesada dos filhos, despesas com alimentação, etc.
- Permite maior controle dos gastos.
- Permite saques em caixas eletrônicos em emergências.
- Não exige recarga mensal.
- pode ser vinculado a bandeiras como VISA e Mastercard.
- Não é necessário ter conta bancaria para ter um cartão de crédito pré pago.
- Menor quantidade de taxas e encargos.
- Não cobra juros.
Saiba como adquirir alguns exemplos de cartões pré pagos:
- Cartão ACG
- Mastercard pré pago
- Itau recarregável pré pago
- Prepax Cielo
- Cartão pré pago BRB