Curso profissionalizante e tecnico gratuitos no Rio de janeiro

Apesar da dificuldade que algumas pessoas temem encontrar emprego, existe muitas vezes sem preenchimento que permanecem em aberto por dias e dias. Essas vagas exigem profissionais qualificados, com conhecimentos técnicos e específicos.
Possuir uma formação técnica ou profissionalizante é de longe a melhor maneira de se destacar no mercado de trabalho, porém cursos deste tipo muitas vezes são caros e inacessíveis as condições da maioria das pessoas que precisam trabalhar.


No Estado do Rio de Janeiro, quem tem vontade de fazer um curso técnico e profissionalizante pode contar com a  ajuda da FAETEC (Fundação de Apoio a Escola Técnica do Rio de Janeiro) que tem mais de 108 unidades distribuídas entre os diversos municípios do estado e fornece capacitação profissional  de forma gratuita.

Como funciona:

A FAETEC oferece mais de 80 opções de capacitação entre cursos profissionalizantes e cursos técnicos, distribuídos em diversas áreas diferentes como saúde, construção civil, beleza e estética entre outros, divididos entre cursos livres, médios e até mesmo superiores.
Para se tornar aluno de um dos cursos da FAETEC, seja de formação inicial e continuada, l ou mesmo para as atividades artísticas como banda, orquestra e coral, é preciso antes de tudo passar por um processo seletivo compatível com o nível esperado do candidato.
As inscrições para o processo seletivo são feitas apenas pela internet e não há cobrança de taxas. 
Como as vagas são limitadas e muitas vezes o numero de interessados excede em muito o numero de vagas para o processo seletivo, os candidatos que prestarão  a prova podem ser escolhidos por meio de sorteio publico.
Este sorteio é realizado em data, horário e local previamente estabelecido, sua listagem é divulgada em seguida.
Caso seja aprovado no processo seletivo, o candidato não pode faltar em seus primeiros 15 dias de aula, a menos que tenha uma justificativa documentada (atestado médico ou outro de valor oficial) pois caso contrario poderá perder sua vaga.

Como se inscrever:

As inscrições ocorrem 2 vezes ao ano,  no inicio e no meio do ano, são totalmente gratuitas e são feitas através do site: 


http://www.faetec.rj.gov.br/

É preciso acessar o site regularmente para saber quando as inscrições estarão abertas, pois o período de inscrição costuma ser pequeno.
Para se inscrever é preciso ter CPF próprio, inscrições feitas com CPF de terceiros são canceladas.
Antes de concluir a inscrição é recomendado que o candidato leia as normas da mesma, também que observe os pré requisitos pois quando você concluir sua inscrição estará concordando com essas normas.
Através do site acima é possível verificar as unidades da FAETEC de fácil acesso  ou próximas a sua casa, também é possível verificar quais cursos estão disponíveis nestas unidades, é bom que o candidato já saiba com antecedência que curso deseja fazer e onde antes da inscrição.
Ao finalizar sua inscrição, o numero de inscrição será fornecido, imprima o comprovante de inscrição e  anote o numero fornecido em algum lugar seguro e do qual se lembre se necessário.
É importante acompanhar sua inscrição para saber datas e horários da prova, além do local e se houver uma possível mudança.






Como se matricular:

Após ser aprovado em processo seletivo ou sorteado o candidato deverá procurar a unidade de ensino para a qual foi selecionado no período designado no site.
É preciso que o candidato compareça pessoalmente no ato da matricula pois a foto de sua identificação de estudante será tirada no local, o candidato menor de 18 anos deve comparecer acompanhado de um maior responsável. No  dia da matricula também deverá apresentar todos os documentos exigidos e nos casos em que houver pré requisito a cumprir, também é preciso apresentar no ato da matricula os documentos que comprovem o cumprimento da condição exigida.
Caso o candidato não compareça na unidade de ensino nas datas designadas, perderá o direito a sua vaga, mas se desejar poderá se informar  na própria instituição de ensino se há vagas remanescentes e se houverem, se inscrever nelas.

Documentos que devem ser apresentados no ato de matricula:

O candidato, e seu responsável caso tenha menos de 18 anos, deverão apresentar no momento da matricula um documento de identificação com foto (RG, CNH, Carteira de trabalho) original, o CPF, Um comprovante de residência com no máximo 3 meses de emissão (contas de água, luz, gás ou telefone) e comprovante de escolaridade que comprove atendimento de pré requisito ( histórico escolar ou declaração da escola).






Postagens mais visitadas deste blog

Como Financiar carro com nome sujo

Cartão de Crédito Com Nome Sujo Rápido

Em quanto tempo posso pegar seguro desemprego novamente